Alliance To End Plastic Waste Logo

ALIANÇA PARA ELIMINAR RESÍDUOS PLÁSTICOS

Notícia 25.07.2019

  1. Empresa
  2. Notícias
  3. Notícias 2019
  4. Aliança para Eliminar Resíduos Plásticos

A STOROPACK TOMA PARTE EM UMA INICIATIVA GLOBAL CONTRA RESÍDUOS PLÁSTICOS NO MEIO AMBIENTE

Os resíduos plásticos no meio ambiente são um grave desafio global, especialmente nos oceanos. Juntamente com em torno de 40 empresas, a empresa especializada em embalagens de proteção sediada em Metzingen estabeleceu para si mesma a meta de eliminar a entrada de resíduos plásticos e remover o plástico já presente no meio ambiente. A Aliança Internacional para Eliminar Resíduos Plásticos (AEPW - international Alliance to End Plastic Waste) foi fundada em janeiro deste ano e já assumiu o compromisso de levantar em torno de um bilhão de dólares americanos. Dentro dos próximos cinco anos, um total de pelo menos 1,5 bilhão de dólares será disponibilizado para diversos projetos.

“Resíduos plásticos não devem ficar no meio ambiente, mas em ciclos de reciclagem adequados. Este é o motivo pelo qual nos unimos à Aliança, com total convicção e para dar a nossa contribuição,” disse Hermann Reichenecker, Presidente do Conselho de Administração da Storopack.

Medidas planejadas pela Aliança
A AEPW se concentra em uma estratégia de quatro partes, com projetos orientados a soluções. Um dos pontos centrais é o desenvolvimento da infraestrutura necessária. As cidades e regiões especialmente afetadas pelo resíduo plástico devem ser auxiliadas no desenvolvimento de uma infraestrutura para descarte de resíduos. Também serão feitos investimentos em novas tecnologias para processos de reciclagem e recuperação de plásticos. Devem ser criadas soluções inovadoras para a reciclagem de embalagens e viabilizada uma economia em ciclos fechados. Uma parte do orçamento também será usada para ampliar a consciência da população afetada. O objetivo é informar e conscientizar os consumidores sobre os processos de reciclagem. Também é dada uma atenção especial ao descarte do plástico já acumulado em oceanos e rios, pois isso requer ação intensa.

A iniciativa global sem fins lucrativos abrange corporações internacionais por toda a cadeia de valor do plástico, incluindo fornecedores de matéria-prima, empresas químicas, produtores de plásticos, fabricantes de bens de consumo e empresas de reciclagem do mundo todo. A Aliança também trabalha com o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD - World Business Council for Sustainable Development) e o Programa das Nações Unidas para o meio Ambiente (UNEP - United Nations Environment Program). No futuro, a cooperação será estendida também para governos, organizações não governamentais e grupos de investidores.

 

Alliance to End Plastic Waste